Educação a Distância - UERJ


A Educação a Distância na UERJ


    Como parte de seu compromisso de capilarização e interiorização do Ensino Superior, especialmente no que concerne a formação de educadores, nossa universidade participou da concepção, elaboração, implementação e desenvolvimento 
de três cursos de licenciatura a distância. 

    Os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Geografia e Licenciatura em Pedagogia, desenvolvidos no âmbito do Consórcio CEDERJ, são oferecidos em Polos distribuídos pelo Estado do Rio de Janeiro e têm sua importância reconhecida nacionalmente, no que tange ao seu material didático e a metodologia utilizada.    

    Tais cursos são desenvolvidos na modalidade semipresencial e visam formar profissionais de excelência, autônomos, construtores de conhecimento e dotados de uma visão ampla e dialógica acerca do processo ensino-aprendizagem. Nossos cursos também integram o sistema da Universidade Aberta do Brasil/ Capes, recebendo aporte e fomento e, ainda, se mantendo articulados com cursos oferecidos em outros municípios e estados brasileiros.    

    Ao atuar em mais este viés, a UERJ fortalece seu intento de buscar atender as demandas e contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado de forma profícua e inovadora. 

    Os Cursos na modalidade a distância oferecidos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro são: Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Geografia e Licenciatura em Pedagogia, ambos através do Consórcio CEDERJ do qual esta universidade é integrante. 

    O Consórcio CEDERJ – Centro Universitário de Ensino a Distância do Estado do Rio de Janeiro, se constituiu com o ato solene de assinatura do protocolo de sua criação pelos Reitores das Universidades Públicas consorciadas e o Governo do Estado, no dia 26 de janeiro de 2000. Além da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, entre as universidades consorciadas estão: Universidade Federal Fluminense – UFF; Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ; Universidade Estadual do Norte 
Fluminense – UENF; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ.

    Dentre os aspectos que influenciaram a decisão do Governo do Estado do Rio de Janeiro de investir na EaD, temos: 

  • viabilizar a formação de indivíduos com acesso restrito ao processo educacional por questões de localização ou por indisponibilidade de tempo nos horários tradicionais de aula;
  • sanar a dificuldade de deslocamento de alunos do interior do Estado para as grandes cidades. Pois parte desses alunos não retorna a seus municípios de origem, deixando de participar socialmente do desenvolvimento dessas regiões do Estado. 

    A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é responsável pelo registro acadêmico dos alunos matriculados nos cursos oferecidos através da modalidade EaD, pela definição dos currículos, elaboração dos conteúdos do material didático, realização da tutoria a distância, orientação acadêmica, avaliação dos alunos nas formas presencial e a distância e emissão dos diplomas. Também capacita os tutores presenciais que atuam nos Polos regionais e os tutores a distância que atuam nas Salas de Tutoria desta universidade.

    Dessa forma, cada disciplina conta, em sua maioria, com uma equipe que reúne um coordenador, um tutor a distância e um tutor presencial em cada Polo. 

    As Salas de Tutoria funcionam no 6º e 12º andar do Pavilhão João Lyra Filho e são equipadas com computadores e telefones em sistema 0800 para esclarecer as dúvidas dos alunos. Nesses espaços trabalham os tutores dos três cursos e das disciplinas pedagógicas oferecidas aos cursos de licenciatura.


• Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

• Clique aqui para conhecer o projeto Divulga EAD UERJ