Licenciatura em Geografia



   

 O Curso de Licenciatura em Geografia preserva o princípio geral da articulação entre teoria e prática, no qual são desenvolvidas atividades no âmbito da instituição e fora dela, que se destinarão à consolidação do perfil desejado na forma de estágios, programas de iniciação científica e atividades acadêmicas complementares. O Curso, desta forma estruturado, permitirá um processo de formação continuada. Na organização curricular, além dos objetivos propostos e do perfil do profissional a ser formado, consideraram-se os seguintes aspectos:

  •  Motivar o estudante com o objeto da sua profissão;
  •  Estabelecer relações entre os diversos campos da Geografia;
  •  Garantir a apresentação dos conteúdos propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais;
  •  Garantir atividades de pesquisa;
  •  Interagir com outras áreas do conhecimento;
  •  Propor o uso de novas metodologias e tecnologias no processo ensino-aprendizagem;
  •  Abordar de forma articulada conteúdos e metodologias;
  • Instrumentalizar o futuro professor na utilização de atividades práticas com elementos disponíveis no seu ambiente cotidiano como elemento de ensino-aprendizagem;
  •  Propor o aprendizado como um processo autodirigido onde devem estar presentes a reflexão crítica e o pensamento cooperativo com exposição e discussão de ideias;
  •  Favorecer a flexibilização curricular de forma a contemplar as necessidades específicas do aluno.


O curso a distância de Licenciatura em Geografia tem como objetivo formar professores de Geografia para o ensino Fundamental e Médio que: 


  •  Dominem os pressupostos teórico-metodológicos que possibilitem ocupar o espaço que lhe cabem como professores de Geografia. O domínio dos pressupostos teórico-metodológicos será proporcionado pelas disciplinas do núcleo específico.
  •  Exerçam atividades de docência e coordenação de projetos na área de ensino de Geografia. Esta habilidade será proporcionada através das disciplinas do 

núcleo de preparação para intervenção e para a preparação de conteúdos e aulas. 

  •  Atuem em equipes multidisciplinares em projetos de ensino e extensão. A preparação para a atuação em equipes multidisciplinares será proporcionada através das disciplinas do núcleo complementar. 
  •  Atuem como professores a partir da concepção social crítica incentivando a formação de cidadãos. Esta perspectiva de formação deverá nortear as metas de constituição dos conteúdos das disciplinas.
  •  Atuem como professores capazes de incentivar a produção de conhecimento dos seus alunos, a partir de experiências oriundas do campo científico geográfico, que podem ser aplicadas no cotidiano e escala local.

    A matriz curricular do curso tem duração prevista de 8 semestres; o aluno poderá concluir seus estudos em, no máximo, 15 semestres.


    Titulação: Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

    Polos onde o curso é oferecido: Barra do Piraí, Campo Grande, Natividade, Niterói, Nova Friburgo e Três Rios.

    Documentação pertinente: Matriz curricular; O curso encontra-se em processo de reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação.

    Coordenação: Prof. Glaucio José Marafon.

    Coordenação de Tutoria: Vanilda Teofilo.

    Equipe de Coordenadores: Adenilson dos Santos Vitorino Costa, Alexander J. T. S. Costa, Amanda Danielle, Andréia Teixeira Acioli Ferreira, Anice Afonso, Antonio Soares da Silva, Aquilies D'Avila Chirol, Augusto Cesar Pinheiro, Ciro Marques Reis, Cleber Marques de Castro, Eduardo Negri de Oliviera, Emerson Silva de Freitas, Gilmar Mascarenhas de Jesus, Hilton M Costa da Silva Junior, Hindenburgo F. Pires, Hugo Portocarrero, Ivaldo Gonçalves de Lima, João Eduardo de Alves Pereira, Julia Andrade, Luiz Saavedra Baptista Filho, Marcela Padilha, Marcelo Antonio Sotratti, Marcelo Werner da Silva, Marisia Margarida Santiago Buitoni, Miguel Angelo Campos Ribeiro, Mônica Sampaio Machado, Nadja Maria Castilho da Costa, Neusa Maria Costa Mafra, Nilton Abranches Junior, Otavio Migues da Rocha Leão, Rejane Cristina de Araújo Rodrigues, Ulisses Fernandes da Silva, Valter Luiz Macedo, Vanessa Jorge de Araújo, Vânia Regina Jorge da Silva, Vinicius da Silva Seabra, Vinicius Silva de Moraes e Vivian Castilho da Costa.


    Equipe Técnica: Carlos Augusto dos Santos Silva



Ċ
Site Copei,
11 de abr de 2016 13:30
Ċ
Site Copei,
11 de abr de 2016 13:29
Ĉ
Site Copei,
31 de mar de 2016 10:48
Ċ
Site Copei,
7 de abr de 2016 09:07